1.º de Dezembro à conquista da Liga dos Campeões
Há já alguns anos que a equipa feminina do 1.º de Dezembro dá notoriedade ao clube, muito em parte devido aos dois anos sem derrotas no campeonato nacional, para além de que setenta por cento das jogadoras são internacionais pela selecção portuguesa.
O sucesso dos últimos anos leva as atletas a acalentar o sonho de serem campeãs europeias, e o facto de algumas estarem em final de carreira, leva a acreditar que este poderá ser o ano do 1.º de Dezembro.Carla Cristina, 36 anos e ex-internacional, enumera os vários sucessos alcançados no clube: "Já participei nove vezes na Liga dos Campeões. Como todos os anos as perspectivas são as melhores. Vou cheia de esperança, acredito no valor da equipa e acredito que este ano é possível", disse a atleta à agência Lusa.
Ainda que sejam muitas as dificuldades das equipas mais pequenas, e do futebol feminino em particular, as atletas recebem apenas as ajudas de custo das deslocações, e contam com a sua profissão fora dos relvados para as sustentar, mas nada disto as demove de continuar na modalidade.
O 32.º lugar no ranking europeu mostra bem o valor desta equipa "amadora", treinada por Nuno Cristóvão. "Quando há interesse questiona-se se a jogadora tem interesse [em jogar no clube]. A transferência processa-se de uma forma normal, com respeito para com os clubes onde estão e pelas jogadoras. A este nível vamos buscar as jogadoras que queremos", disse.
O técnico já anda nestas andanças há mais de 20 anos e sabe que, mais do que diferenças físicas, o nível psicológico é o traço mais distinto. "Tem mais a ver com questões do ponto de vista emocional. As mulheres são mais curiosas, questionam mais, enquanto que os homens nós mandamos executar e eles executam", sublinha.
Para o Presidente da instituição, Fernando Cunha, a sua equipa feminina quando comparada com o futebol masculino, equivale a "um Benfica, Sporting ou FC Porto".
"Vivemos da carolice de alguns elementos que têm dado tudo por isto, mas o que é certo é que vivemos com algumas dificuldades. Temos o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra, da Federação Portuguesa de Futebol e da CME, o nosso patrocinador", terminou.
O sonho europeu do 1.º de Dezembro começa 5ª Feira, dia 5 de Agosto, e terá pela frente no seu calendário de jogos o FC Rossiyanka, da Rússia, as croatas do NK Osijek, e as irlandesas do ST Francis FC.
Sem comentários:
Enviar um comentário