Nome: André Henriques Anastácio
Data de Nascimento: 16/05/1980
Altura: 1, 77 cm
Peso: 74 kg
Posição: Médio
Nº preferido: 13
Clube do coração: Benfica
Clube Actual: 1º Dezembro
Clubes que representou: SC Lourinhanense, Caldas Sport Clube, Odivelas, Amora, Sintrense, Câmara de Lobos, Oeiras e SC Encarnacense
Títulos que conquistou: Subida á 2ª Divisão B pelo 1º Dezembro
Quem é o André Anastácio?
Uma pessoa calma, tranquila, amiga do seu amigo, que é apaixonado poe este mundo cão, e que ama as mulheres da sua vida (Claudia e Nônô).
Como e quando decidiste que queria ser jogador de futebol?
Penso que nasceu comigo, como dizem alguns colegas não se escolhe, pois o meu Pai foi jogador e um dos meus avós também o tinha sido.
Conseguiste cumprir todos os seus objectivos como jogador, e até onde pensa que pode chegar?
Sim acho que sim, obviamente que queremos sempre mais, mas isso é a lei da vida, tenho a plena consciência que era muito difícil chegar mais longe, não que não ambicionasse mas porque há mais jogadores e treinadores do que clubes.
O que mais o fascina no mundo do futebol?
Tudo, os treinos, a preparação dos jogos, a análise aos adversários, a relva, as bolas, mas acima de tudo os 90m e o ambiente criado á volta disso, que muitas vezes resulta em amizades para o resto da vida.
O que menos gosta no mundo do futebol?
Da corrupção, de gente falsa, de promessas por cumprir, de não conseguir cumprir os objectivos, sobretudo do facto de que isto não dá para todos, pois é a melhor coisa do mundo, todos querem viver da bola, fazer o que gostam e ser bem remunerados, mas nem todos podem ser Ronaldos e Messis.
Quem é o melhor jogador com quem já jogaste?
É difícil eleger só um. Destaco apenas alguns nomes entre tantos com imensa qualidade, ROBERT, ERIC THINKLER, PADINHA, HERMES, RICARDO CUNHA, PAULO VIEIRA, KINGSLEY, JORGE CORDEIRO, AMÂNDIO, LULA, GABRIEL, LIXA, MANU, ZÉ RUI, ARTUR FUTRE, NAUZET, VIVEROS, VASCO FÁISCA, PAULO TEIXEIRA, GUILHERME, etc...
Quem é o melhor treinador com quem trabalhaste?
Todos sem excepção, mas para não ferir susceptibilidades escolho o meu Pai, na minha primeira equipa, Restaurante VELHA ADEGA Futsal.
Como avalias a III Divisão SÉRIE E deste ano, melhor ou pior do que aquilo que esperavas, e o que fazias para melhorar?
Melhor do que muita gente julga, só estando por dentro se percebe a qualidade dos atletas, tanto a nível humano como futebolisticamente, e a prova disso são os vários jogadores que já jogaram na 1ª Liga, acho que está ao mesmo nível do ano passado, e aumentava o numero de equipas para 18 como forma de melhorar a competitividade e justiça do campeonato.
Sabemos que jogaste noutras equipas e escalões, qual a tua opinião, notas grandes diferenças de uns clubes para os outros?
Noto que cada clube e cada treinador tem a sua forma de trabalhar, as grandes diferenças são a adapatação que não depende única e exclusivamente dos jogadores mas sim de todo o ambiente e esperanças criadas em torno de cada época.
Como encaras uma derrota?
Um misto de azia e revolta que passam com umas horas de sono, e depois mais friamente, analiso os meus erros e os da equipa, tentando melhorar no dia seguinte.
O momento que mais o marcou enquanto jogador :
Uma lesão grave no meu 2º ano de sénior, que fez perceber que afinal nem tudo eram rosas.
O 1º Dezembro está em 2º Lugar, qual o principal segredo para esta boa classificação?
Fomos levados ao colo, não agora a sério, deve-se á nossa união, ao carácter, a humildade, à capacidade de superação e ao trabalho de um grupo fantástico com uma base que joga junta há três anos, e em que todos puxam para o mesmo lado, e isso começa na rouparia e termina na direcção do clube, passando pelos jogadores, treinadores, departamento médico, por todos...
Na sua opinião qual era a equipa que tinha mais argumentos para ficar em primeiro?
Sinceramente acho que eramos nós e ainda temos essa esperança de ficar em 1º, pois fomos líderes durante quase todo o campeonato, mas talvez alguns empates nesta 2ª fase fizeram com que não dependa só de nós, quando assim é custa "morrer na praia".
Gostava que nos contasses uma história desta tua curta carreira, algo que te tenha marcado e que tomes como exemplo a seguir?
Quando cheguei ao CAMÂRA de LOBOS bati um canto e a bola saiu mais ao 2º poste, mas o Mister Nuno Jardim já tinha dito que queria ao 1º, logo não foi de modas e parou o treino dizendo :
<< Olha, olha pára tudo, queres ver que no Continente o 1º poste é ao 2º ?! >>
E isso mexeu comigo, pelo peso que teve, pela responsabilidade de ter deixado de ganhar 400 € e passar a auferir 1250 € com casa, comida, e tudo mais, senti que não podia facilitar, senti que dependia de mim e ao mesmo tempo uns meses depois senti que nesse espaço de tempo falhei, que não fiz tudo para corresponder ás expectativas criadas, que podia ter feito mais, que era uma oportunidade de ser profissional á séria, e isso fez-me crescer e perceber que tinha que mudar algumas coisas, por exemplo a minha mentalidade, pois como dizia o Mister Nuno Jardim parecia que tinha ido passar férias á Madeira.
O que mudavas no Futebol Nacional e Internacional?
Eu não mudava nada, tirando as pessoas que só sabem dizer mal, algumas leis que não beneficiam um desporto rei e alguns dirigentes que só sabem estar sentados numa salinha com Ar Condicionado, enquanto os verdadeiros artistas andam á chuva e ao frio.
Respostas rápidas:
Rituais antes dos jogos:
Benzer, entrar pé direito, fazer flexões, mas sem uma ordem específica, apetece-me e faço o que vier á cabeça.
Numa palavra defina: Futebol / Golo / Arbitragem : Paixão/Emoção/Respeito
Melhor treinador: José Mourinho
Melhor jogador: Zidane
Música preferida: Avó cantigas, Fantasminha Brincalhão
Filme preferido: Gladiador
Prato preferido: Qualquer um da minha esposa, sem dúvida que são os melhores do mundo.